segunda-feira, 11 de junho de 2012

Antigas correspondências


Mensagem original
De: jose carlos lima < jose.carlos.lima@hotmail.com >
Para: edson_barrus@ig.com.br
Assunto:
Enviada: 06/12/2005 12:29

Oi Edson,

neste momento, quando escrevo de forma amena=lúcida=lenta, percebo que minha
obra começou exatamente quando entrei em procresso
a minha chegada ao Rio de Janeiro está prevista para as 9:35 e o retorno
para as 14:25, sendo que tenho que estar no aeroporto uma hora antes, ou
seja, 13:35, este é limite=teto, este é o meu tempo previsto para a minha
ação: entre 9:35 e 13:35
Tempo disponível=previsível: 4 horas
Duração da performance: em média 30 minutos. Este é o tempo que ISR,
leias-se Idéia Sem Rosto, usará para executar a seguinte ação: sentar-se no
pórtico da Igreja, possivelmente onde um grupo de menores de rua, no caso
Idéi a Sem Rosto, dormem. Em seguida assistirá à missa conduzido por um guia,
uma vez que a burka não lhe permitirá autonomia

talvez uma curta caminhada
talvez um trajeto traçado pelo guia
ainda não sabe ao certo
quem usa burka, seja ela cristã ou islâmica, não tem liberdade de traçar seu
próprio caminho interior=exterior
lamento não estar filmando esta ação=performance que, já está ocorrendo
desde o momento em que entrei em processo, processo de
busca=investigação=percepção=sensibilização
gostaria de ter filmado minhas intervenções sob tal processo
As idas de ISR à Cúria Metropolitana
o diálogo com o vendedor na loja de tecidos
a abordagem ao arcebispo
apenas escreveu
escreu no corpo suas contínua história
toma banho e os registros são apagados=deletados
Não tô nem aí para certos enquadramentos=classificações
se o que estarei fazendo no Rio é a rte engajada=militante=limitante ou não
O que quero é vivenciar=experimentar
Só isso
Quero ver como é estar=pousar=chegar ali
Quero viver=sentir o espaço outrora ocupado por um grupo de Idéias Sem
Rosto, que foram assassinados por um bando de deicidas
Idéia Sem Rosto, a Idéia da Burka Cristã
burka kristã



engraçado.... parece nome de revista
nome ideal para estes tempos de ocultação
pessoas e instituições querendo se apoderar do corpo do outro
mandar
traçar seus caminhos
ditar cartilhas
dar-lhes lições de moral
querem o domínio sobre o corpos=olhos=seres
talvez por isso o meu teste de personalidade tenha identificado que costumo
ficar fora da realidade Será que isto tem a ver com Idéia Sem Rosto e outros
personagens=olhos=seres fantasmagóricos=irreais=fantásticos?
concordo com o teste
às vezes, em momento de lucidez=lentidão, como este d´agora no to, olhando
meus textos=pensamentos, que em dados momentos saí sim, da realidade
e sei que desta constatação tenho duas opções:
( ) conviver com meus semelhantes
( ) consultar um psiquiatra
consutar com o Dr. Salomão Rodrigues Filho
entrei no Google com o nome dele
ele tem vários ítens no Google
conforme está na net, ele é a favor da "cirurgia psíquica", leia-se
lobotomia
e também de implantar chips no cérebro contra a depressão=fossa
não quero que arranquem meu espírito=olho=ser
tal como fizeram com Geraldo Vandré, spin cantor=compositor, humano
não quero ficar alegre 24 horas por dia como se eu fosse máquina
ele cobra mais de 200 reais por uma consulta, quase 90% de um salário mínimo
tenho plano de saúde sim
mesmo assim não quero me consultar com ele
este Dr. Salomão está descartado
posso estar enganado
talvez seja pre-conceito da minha partecomo participante que fui, da luta anti-manicomial, não posso consultar com
um médico que tem tal postura=pensamento=olho=ser
Jamais!!!!!
trata-se de um semelhante sim
semelhante até que ponto?
vou dizer=revelar ao pessoal do Açucar Invertido meus sonhos
no sonho eu estava numa casa
casa se escreve casa=coração
eu estava em meio a um grupo de pessoas
cada um de nós prouramos nos sentar ao lado de quem gostamos
encontros
desencontros
prendas
isto é natural
ah, são tantos sonhos!!!!!!l
quando começa uma ação artística?
quando se sonha?
isto que faço neste momento é uma ação artística?
sim, porque estou sob processo
o processo está em andamento
você quer que eu continue sob processo com vocês aí, à noite
Impossível
tão bom tudo isso
gostaria muito de pernoitar no Rio
produzir um vídeo
mostrar para vocês este meu "estar sob processo"
muita coisa já ocorreu
como sou relapso!!!!!
não tenho nem mesmo um blog=site para colocar vocês a par
para que vocês acompanhem minha ação=obra=performance
como posso ser tão relapso?
que artista é esse?
encontros=desencontrosi
busca
burca=burca
Totalmente fora da realidade ir ao Rio de Janeiro
passear sem nada ver
ser conduzido por um guia
um mundo assim
pessoas sem rosto
aprisionadas
tem olhos mas não enxergam
dependem de guias para conduzi-las
dependemos de guias sim
mas até que ponto podemos ter domínio sobre o corpo do outro?
esta dúvida
esta vontade dilacerante de tirar o véu
mostrar o rosto
respirar
sentir a luz do sol
mas não posso
isto é profanação
posso ser apedrejado
ou receber mil chibatadas caso mostre o meu rosto
e isto só acontece no contacto com as pessoas
na vivência da realidad e
então como podem dizer que fujo da realidade?
De que realidade foge ISR?
De onde veio ISR para ser assim?
para viver neste campo que não existe mas na verdade existe?
Idéia Sem Rosto....
dando uma olhada nos textos noto tua presença=existência irreal
esta irrealidade que não vira nem fotografia
ocorreu lapso=relapso
ISR não se documentou=gravou=registrou
seu universo se perdeu como picolé ao sol
tudo tão efêmero
nada materializado
o vendedor, ontem
o bispo
o arcebispo
cadê a tua arte enquanto matéria?
que tal mudar o teu nome para Idéia Sem Matéria?
Idéia Sem Realidade
Como foi exata a ciência, o teu texte de personalidade
este viver fora da realidade constatado pela máquina=razão científica
busca
burka
burca
perdi uma cena
não fotografei=filmei=escrevi
Idéia Sem Resultado
Idéia Sem Rosto
Idéia Sem R
R de Ra zão
R de Riso
R de Rapaz
R de Rio=rapaz=ribeiro=corpo
agora percebo quem sou
consigo perceber
a ação=obra=atividade=realidade
depende da percepção
ocorrendo sempre
há que se capturar
e guardar=mostrar
daí a necessidade de fotografar=filmar=pintar=desenhar
senão nada fica
e continuarás sendo o que és
Idéia Sem R
R de Resultado
R de Razão
R de Raciocínio
R de Rapaz
R de Retificação
R de Rio=água=pedra=areia=calor=frio=riso
R de Repetição
Um momento, o telefone toca
É o Edilson, um amigo de infância
Ele: você resolveu o problema da burka?
ISR: sim. Resolvi por acaso, ao conversar com o vendedor de tecidos. Eu
coloquei os panos no rosto dele, primeiro os tecidos transparentes. Coloquei
um cetim no rosto dele, ai ele disse "você vai precisar de um guia, não
estou enxergando nada." Neste momento levei um choque. Jamai s imaginei que,
naquele momento, partindo de um sujeito tão simples, minha obra fosse ser
resolvida como que por acaso. Na verdade, vi-me e entendi-me no contacto com
o outro. Vi-me através do outro. Vi que só acrescentará, a inclusão do guia
na minha ação=performance.

(...)


encontros e desencontros...
qual o momento exato em que começa=termina uma ação=obra artística?
quando começa o registro?
Edson, não seria este seu e-mail, o programando, já um programa?
não um devir mas um vir?
vou parar por aqui com meu discurso prá la de modernoso
não suporto este Idéia
que coisa chata!!!
não me suporto
chega!!!!!!!


..............................................

Grato,

José Carlos Lima

Goiânia - Rio Meia Ponte

O que é isto?
Isto é uma experiência no campo da arte=deiscência. Incorporo=olho=sou o=a
personagem Idéia, resultando em ações ou, senão, em ídéias. Como surgiu o
personagem Idéia? Durante uma consulta a um terapêuta, o qual disse que
minhas idéias nunca são executadas. Quis vivenciar isto sendo inconcreto,
ou seja, Idéia. Quero me libertar disso.

Legenda e dados acerca da cosmogonia de Idéia:

I.N.R.I: Instruções da Nova Realidade de Idéia

= : sinal ortográfico de igualdade. Este sinal de pontuação faz da gramática
de Idéia
# : sinal ortográfico de diferença. Este sinal de pontuação faz parte da
gramática de Idéia

Calendário de Idéia: o ano começa no dia 7 de janeiro.Os meses do ano são
marte, júpiter, saturno, urano e netuno. Cada mês tem 73 dias, sendo 70 dias
úteis e três dias parados=feriados

Pólis: cada rio com suas cidades-estados é uma realidade, isto que,
aqui=atualmente, chamam de estado=província. Faz p arte do nome de cada
cidade o nome do rio que a banha=olha=é, daí São Paulo - Rio Tietê, Roma -
Rio Tibre, etc

Política: todo o poder emana das cidades-estados. Em ano bissexto, ou seja,
de 4 em 4 anos, o mês de marte tem 74 dias. Neste 74º de marte, ocorrem as
eleições. O eleitor pode votar em pessoa física ou jurídica, vota em três
nomes, que são os representantes dos parlamentos municipal, regional ( o rio
com suas cidades-estados) e federal. Os parlamentos local, regional e
nacional se reunem no dia da posse para respectivamente eleger dentre
eles(as), aquele(a) que fará as vezes de poder executivo local, regional e
federal.

Este e-mail foi transmitido para Edson Barrus, do coletivo Açúcar Invertido,
com cópia para Tiago Bartolomeu Costa, pesquisador de arte performática, e
B16, papa. Foi enviada cópia oculta para você

Você tem três opções:
( ) continuar acompanhando o personagem Idéia
( ) Acompanhar Idéia através de outro e-maill
( ) cancelar respondendo com cancelar





>From: edson_barrus
>To: jose.carlos.lima@hotmail.com
>Subject: Açuacar Invertido
>Date: Mon, 5 Dec 2005 10:46:48 -0200
>
>
>
> programando
>
> rés-do-chão 12/18/12: rua do lavradio, 106/302, lapa. tel. 25318973.
>
>2a-feira - 12/12/05
>18h - unicacena + xinxin de galinha + conversas e vídeos: tato/ podemos
>conversar e passar uns vídeos... puxar uma conversa sobre esses processos
>coletivos de criação onde as ações e projetos acontecem pelos encontros e
>trocas que propomos
> acho que o programa tá ficando ótimo,,, vou entrar em contato com
> Marcelo, Cucco, Amélia, Giordani, Carine, Luiza, Alê > enfim, todos
>envolvidos... p ensei também em chamar Giordani e Leo, A Luiza e amélia
>Wandir... estão já confirmadas,,,BEIJO BEIJO BEIJIO tato/ carine, cucco,
>amélia, marise/ vou, acho q já até decidi a música. vou falar c/ 1 amigo
>pra
>me acompanhar, mas não vai ser no alto da escada não, vou
>circular!!!giordani / que saudades... estarei lá na nossa parada! Vou
>pensar
>em "algo", sim, para deleite geral e porrada artisteira!!!! até e conte
>comigo!!!! luiza, vandir / Claro que sim querida, se puder estarei no rés
>todos os dias.
>3a-feira - 13/12/05
>18h - est-ce-une-bonne-nouvelle - programação de videos por veronique
>barani
>/yesssssssssssssssss
> waouhhhhhhh, ch'uis super contente d'aller dans ton pays et de
> travailler avec vous, ça me remonte le moral, l'énergie, dans ces temps
> qui sont d'un tel académisme et d'un tel irrespect de l'autre, ce
> projet ensemble arrive comme un cadeau
> beijossssssssssssssssssssss vero
>20h - video-proposições:
> alice miceli/ !!!! :) ...sobre o titulo, como vc sugeriu, levarei
>os
>três trabalhos, então vamos ficar mesmo com: '88 de 14.000', 'Little White
>House' e 'dízima'. isso, na hora a gente vê se é o caso de mostrar e falar
>de tudo ou não. parede branca tá ótimo. beijos/ cezar migliorin: 'o
>esquecimento', 5 min, 2003; 'ação e dispersão', 5 min, 2003; 'meu nome é
>paulo leminski', 5 min, 2004/ Será um prazer estar com vs. abraços Cezar
>++++++++++++++
>
>4a-feira - 14/12/05
>18h - est-ce-une-bonne-nouvelle - programação de videos por veronique
>barani
> 20h - conversas: misturas
> tatiana roque + giuseppe cocco: revista global/multitudes/....Mas adoro a
>ideia, estarei lá! beijao, tati + roberto c onduru/Cecília / SALUBA /
>Roberto
>+ proposição do mametu nangetu e tata kinamboji: arte/rito/güera + celia
>pattatini / tenho uns vídeos da Invertase que apresentei no festival de
>Live
>Art, me interessa mostrar de modo experimental no açucar invertido. Bjs pra
>vocês,célia//
>
>5a-feira - 15/12/05
>18h - est-ce-une-bonne-nouvelle - programação de videos por veronique
>barani
> 20h- conversa e registros: res-to/açúcar invertido/ nós contemporâneos/
>Gostaria de propor uma conversa com o tema:
>"Phoder Paralelo - jogo, funk proibido e capoeiragem"
>com mostra dos vídeos do php, algumas musicas de capoeira e funk e
>finalmente leitura de textos para alimentar nossa converxa.
>
>queria aproveiar a oportunidade para mostrar o DVD "rés-sonância", feito
>durante o evento mapa dos caminhos - pedra da gávea - rio das pedras -
>largo
>da carioca. e mostrar as fotos que carine fez durante as tres situações.
>muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuitas saudaades de voce.
>estou louco para nos vermos logo.
>beijos.
>
>cucco. com rés-do-chão, claudia moraes rego, ++++++++ CCC/se for pra
>fazer,
>prefiro que seja na quinta, dia 15, a sopa urgente da vampira da lygia
>clark.
>
>6a-feira - 16/12/05
>18h - est-ce-une-bonne-nouvelle - programação de videos por veronique
>barani
> 20h - fazer uma lectura que la duchesse va traducir.....
>cinema quasi uma performance : de jack smith à david wojnarowicz en
>passant par helio oticica.
>PorâoPoético //Edson Barrus
> 23h - grupo empreza/vamos estar no rio durate o açúcar,,,pretendemos
>fazer
>performances na Sexta feira++++++++
>
>sábado - 17/12/0 5
>idéia sem rosto - Idéia de burca cristã [Vou sair de Goiânia no dia 17,
>sábado às 06:45 e chegarei ao Rio de> Janeiro/Aeroporto Santos Dumont às
>09:35
> > Neste horário começa a minha performance Ela começa ali mesmo, no
>interior do Aeroporto e continua pelas ruas do Rio de Janeiro, no interior
>de um ônibus ou táxi. Continua na Igreja da Candelária durante a missa. A
>ação continua no retorno ao Aeroporto para encerrar nem sei quando nem
>onde,
>talvez aqui em Goiânia, no interior do avião.]
>20h - festa dadaparatodos:
> agente dupla, filix jair + flor/ Quanto ao evento-rés: claro que 'quero
>fazer parte dessa lama' mas tem que
> ser depois do dia 15.../já pensamos num show Flor+Filix talvez e posso
>levar uma
> A_mostra-rés_especial_de_encontro. dupla especializada /ricardo
>basbaum/contem com a dupla flix& flor nas festividades res+dada...beijos,
>r./
>+ grupo empreza/ vamos estar no rio durate o açúcar,,,pretendemos fazer
>performances na
>Sexta feira + alex hamburger - de volta a festa dada!/ Fiz de tudo,
>acredite, para evitar mas não consegui. Tenho certeza q este evento irá
>aguçar o
> apetite de todos para q em 2006 façamos um do mesmo
>nível ou quem sabe melhor. Eu serei sempre um posta res-tante ativista,
>entusiasta, res-istente./
>Cecília,
> Eu vou chegar no dia 17/12, portanto vou poder pintar
> no rés no mesmo dia q estava programado
> Bjs,
> alex/++++++
>
>domingo:
>faxina +
>Lançamento da NOVA revista Nos Contemporaneos
>
>

_________________________________________________________________
MSN Messenger: converse online com seus amigos .
http://messenger.msn.com.br


Nenhum comentário: